Pages

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HISTÓRIA DO JEANS



O alemão Oscar Levi Strauss criou o jeans nos Estados Unidos em 1853. Era a época de febre do outro na Califórnia e, como os mineiros necessitavam de uma roupa resistente, Strauss inventou algumas calças de lona que tinham três bolsos e se prendiam com tiras. O modelo foi patenteado em 1873 e aceito imediatamente não só pelos mineiros, como também pelos agricultores, ferroviarios e vaqueiros.
Pode-se dizer que as atuais calças jeans têm o mesmo estilo das produzidas naquela época. Na década de 60, ele foi simbolo da rebeldia dos hippies contra as roupas convencionais.
Usado em todos os continentes por trabalhadores do campo e da cidade, foi adotado tanto pelos ricos quanto pelos pobres. No cinema, foi popularizado por astros como Marlon Brando e James Dean.
Verdadeira origem do estilo casual, as roupas jeans determinaram uma maneira de vestir. Apesar da resistência inicial de alguns nomes da alta-costura, a indústria da moda foi se tornando cada vez mais democrática para abrigar várias tendências de estilo, incorporando de vez o amado jeans.

Fonte:  Revista Style Planet Girls

Um comentário:

Matheus Gadê disse...

Muuito bom saber da origem das coisas :P

Postar um comentário