Pages

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SEJA CHIQUE, TAMBÉM, NO TRABALHO


Já falamos sobre como fazer um bom currículum e como se comportar à mesa, para não passar vexame. Nada mais justo, agora, que falar do comportamento “estiloso” no ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte dos nossos dias. Isso significa muito mais tempo do que com amigos, namorado(a) e família. Procurei e localizei algumas dicas de como se comportar no trabalho. Segundo Gloria Kalil, em seu livro “Alô, Chics”.

  • A música do seu computador é só sua. Não force todo o ambiente de seu trabalho a suportar a sua música. Por outro lado, evite de se isolar em seu i-pod, com os fones atoladinhos no ouvido, ficando praticamente incomunicável;
  • Evite aqueles tiques insuportáveis, tais com batucar com a caneta enquanto falam ao telefone, tamborilar sistematicamente com a ponta dos dedos a mesa de reunião, assobiar, mesmo que  baixinho, enquanto descreve seus relatórios; balançar as pernas chutando (ainda que de leve) os pés da mesa;
  • Sabe aqueles maus hábitos que trazemos de casa, tais como ficar mexendo no nariz, fungar como se estivesse resfriado, ou produzir horríveis roncos e resfolegar o pulmão fosse sair pela garganta? Pelo amor de Deus, EVITEM;
  • Abusar do uso de perfume é tão desagradável quanto a completa ausência dele. Cheirinho de limpeza é muito mais agradável do que se pensa;
  • Falar alto, jamais, mesmo quando você for descendente de italiano ou de famílias do Seridó. Ao telefone, então, é um desastre, principalmente quando a ligação é particular. Tirando os fofoqueiros de plantão, ninguém merece ficar ouvindo seus problemas;
  • Nunca deixe o seu celular sozinho na sua mesa. Quando se ausentar, leve-o consigo, para evitar que seus colegas sejam obrigados a atuar de telefonistas ou ouvir aquelas musiquinhas que você pôs no seu telefone;
  • Nunca coma na sua mesa de trabalho. Isso, além de provocar os seus colegas com aquele cheirinho de comida, não é higiênico. Lembre que não é esse tipo de atitude que vai melhorar tua imagem perante o chefe. Às vezes, até piora;
  • Além da lei, a nova regra de comportamento manda que você não fume. Se o fizer, faça-o bem distante dos não fumantes e, após o ato, escove os dentes ou ponha uma pastilha refrescante na boca;
  • Sempre que um colega for procurado, enquanto ausente, anote detalhadamente o recado, para que ele possa dar retorno. Ah! Evite de dar aquele tipo triste de desculpa, mesmo quando verdadeira: “ele foi ao banheiro, mas volta logo”;
  • Sorriam sempre e não esqueçam daquelas palavras-chave (bom dia, por favor, obrigado, até amanhã, etc.). Essas palavras devem ser ditas muitas vezes ao dia, a todos que convivem com você, no trabalho, em casa, no condomínio, no clube, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário