Pages

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FAZENDO UM CURRICULUM VITAE SEM NEURAS

Todos vocês já tiveram a oportunidade de elaborar um Curriculum Vitae e todas as vezes em que enfrentaram essa tarefa foram assaltados por dúvidas de como se apresentar melhor para um emprego. Para facilitar e dar a vocês uma ajudinha nessa área, pesquisei junto a várias fontes e consegui selecionar algumas dicas para fazer um curriculum vitae simples, mas poderoso.


No geral, um curriculum deve ter algumas informações básicas:

Nome completo - Você deve iniciar seu currículo com seu nome completo, em negrito.
Dados de contato - Devem entrar agora dados como endereço, idade, telefones, e-mail e estado civil.
Objetivo - Coloque o cargo e a área pretendida, de forma clara e simples. De preferência em uma única linha.
Qualificações - Abrange atividades, experiências profissionais e tempo no mercado. Relate suas realizações como implantação de sistemas, programas e projetos, aumento na produção e no lucro, etc. Enfatize as experiências relacionadas à função pretendida e evidencie os resultados.
Experiência Profissional - Relacione as empresas nas quais trabalhou começando da última para a primeira. Aqui são importantes o nome da empresa, datas de entrada e saída, cargo, tempo de trabalho, atividades, os resultados alcançados. Serviços temporários devem ser citados, deixando clara essa temporariedade. Os profissionais veteranos devem resumir as empresas em que trabalharam, evidencie as últimas organizações em que trabalhou.
Formação Acadêmica - Pode vir logo abaixo do objetivo, quando a formação acadêmica representar um grande diferencial. Neste item estão o curso, nome da instituição e ano de conclusão. As informações devem estar de forma decrescente, do último curso para o primeiro.
Idiomas - Indique o idioma, colocando ao lado seu grau de conhecimento: básico, intermediário e fluente. O inglês é fundamental para a maioria dos cargos, principalmente nos níveis gerenciais. Ao mencioná-lo, provavelmente você passará por um teste prático.
Informática - Saber usar computadores e softwares é fundamental hoje em dia. Liste os programas que você domina.
Cursos Complementares - Mencione os cursos que condizem com o seu objetivo em ordem decrescente de data. Coloque o nome do curso, a instituição, ano e duração. Não mencione cursos que não tenham a ver com sua área, desde que cite como eles contribuíram para seu desenvolvimento. Um bom exemplo é do curso de teatro que ajuda a perder o medo e a inibição de falar em público e em reuniões.

Cuidado com alguns escorregões. Evite:

Cores. Seu currículo deve ser preto e branco. Nada de sucumbir a tentação e usar vermelho, verde ou qualquer outra cor.
Listas grandes. Se você já trabalhou em muitos lugares selecione apenas os últimos cinco e mencione no sumário de qualificações que você tem mais experiência.
RG e CPF. Só o departamento pessoal, no momento da sua contratação se interessará por esses números. Deixe para apresentá-los apenas quando for necessário.
Lista de referências. Boas referências são importantes para sua contratação, mas não devem ser inseridas no currículo. Tenha uma lista em mãos quando for chamado na entrevista.
Pretensão salarial. Não coloque a pretensão salarial, isso também deve ser discutido na entrevista pessoalmente e não há necessidade no currículo.
Fontes diferentes. Não misture tipos de fontes, use fontes tradicionais e sem serifa como arial.

Fonte:  www.doceshop.com.br




Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns minha sobrinha, estou orgulhosa de você. Adorei o seu blog. Li todas as postagens e já pude notar uma evolução extraordinária nesse mês. Você adotou uma postura mais generalista. Continue nessa linha que você vai longe. Os temas estão incríveis. Se eu puder dar uma sugestão, peço que escreva algo sobre direito do consumidor, é um assunto muito interessante e que poucas pessoas dominam. Bjo grande
Shirley Souza

Postar um comentário