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terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SAIBA COMO TER ÉTICA NO TRABALHO




  • Seja honesto em qualquer situação.
  • Nunca faça algo que não possa assumir em público.
  • Seja humilde, tolerante e flexivel. Muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.
  •  Ser ético, significa muitas vezes perder dinheiro, status e benefícios. 
  • Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar eleogios pelo trabalho de outra pessoa Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter. 
  • Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.
  • Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou reprender alguém, faça ou em particular, cara a cara. 
  • Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete. 
  • Ofereça apoios aos colegas. Se souber de alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto ouça-o com atenção. 
  • Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imeperdoável.
  • Aja de acordo com sues princípios e assuma suas decisões mesmo que isso implique ficar contra a maioria.
  •  O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estimulam um limite de valor para os brindes.
Fonte: Revista Você S. A. No 39 Editora Abril  

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